"Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz"
São Francisco de Assis

domingo, 13 de abril de 2014

Santa Clara e o Domingo de Ramos


A jovem filha da nobreza de Assis, Clara, inspirada pelo modelo de vida iniciado pelo jovem Francisco e seus companheiros, numa noite de domingo de Ramos foge de casa na busca de viver o evangelho e de encontrar o Senhor a quem ela tanto procurava. É recebida pelos frades na pequena igreja de Nossa Senhora dos Anjos e abraça definitivamente a causa de sua vida. Não demorou muito para que outras jovens seguissem o mesmo caminho.

As filhas de Clara, no mundo de hoje, são sinal visível de entrega, de doação e de busca de viver na simplicidade da vida monástica o rosto feminino do franciscanismo. Elas nos mostram que o ideal de vida que mexeu com a cidade de Assis e com a igreja institucional daquele tempo, ainda mexe e inspira homens e mulheres no mundo de hoje. Usando as palavras de Clara, não podemos perder nunca o nosso ponto de partida, pois é ele quem nos motiva a continuar caminhando.

É tão bom saber que ainda hoje, tantos jovens, rapazes e moças, acreditam neste modelo de vida, na inspiração destes dois grandes santos “Francisco e Clara” e tentam trilhar juntos o mesmo caminho. Sem dúvida, sua participação como benfeitor, seja dos freis, seja das irmãs clarissas, contribui, e muito, para que este sonho iniciado em Assis continue a se espalhar pelo mundo.

Por tão grandes dons e bens, este ano para nós é um ano de ação de graças, afinal de contas, como todos vocês já sabem, há 25 anos esta rede de mútua colaboração chamada Pró-Vocações teve seu início. Unindo nossos esforços, nossas vocações e cada um de vocês, pudemos construir esta bela história. E é por isso que neste ano intensificamos nossas atividades: retiros, encontros, dia com Maria e frei Galvão, campanhas, Caravana Franciscana, entre outros, tudo para estarmos mais perto de você e juntos partilharmos o carisma franciscano que nos une. Se você não teve ainda a oportunidade de participar de nenhum de nossos encontros, procure se informar sobre os eventos que acontecerão perto de sua paróquia e venha participar conosco, afinal de contas, todos estes eventos são preparados com carinho para você.
Que Santa Clara nos ajude sempre mais a caminharmos unidos em busca do Senhor ressuscitado, causa e razão de nossas vidas!

Frei Alvaci Mendes da Luz

Leia mais:
http://caminho-franciscano.blogspot.com.br/2013/11/segunda-ordem-clarissas.html


Nenhum comentário: