"Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz"
São Francisco de Assis

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Louvado sejas, meu senhor



Laudato Si, mi Signore

Altísimo y omnipotente buen Señor,
tuyas son las alabanzas,
la gloria y el honor y toda bendición.
.
A ti solo, Altísimo, te convienen
y ningún hombre es digno de nombrarte.
.
Alabado seas, mi Señor,
en todas tus criaturas,
especialmente en el Señor hermano sol,
por quien nos das el día y nos iluminas.
.
Y es bello y radiante con gran esplendor,
de ti, Altísimo, lleva significación.
.
Alabado seas, mi Señor,
por la hermana luna y las estrellas,
en el cielo las formaste claras y preciosas y bellas.
.
Alabado seas, mi Señor, por el hermano viento
y por el aire y la nube y el cielo sereno y todo tiempo,
por todos ellos a tus criaturas das sustento.
.
Alabado seas, mi Señor, por el hermano fuego,
por el cual iluminas la noche,
y es bello y alegre y vigoroso y fuerte.
.
Alabado seas, mi Señor,
por la hermana nuestra madre tierra,
la cual nos sostiene y gobierna
y produce diversos frutos con coloridas flores y hierbas.
.
Alabado seas, mi Señor,
por aquellos que perdonan por tu amor,
y sufren enfermedad y tribulación;
bienaventurados los que las sufran en paz,
porque de ti, Altísimo, coronados serán.
Alabado seas, mi Señor,por nuestra hermana muerte corporal,
de la cual ningún hombre viviente puede escapar.
.
Ay de aquellos que mueran
en pecado mortal.
.
Bienaventurados a los que encontrará
en tu santísima voluntad
porque la muerte segunda no les hará mal.
.
Alaben y bendigan a mi Señor
y denle gracias y sírvanle con gran humildad.


Louvado sejas, meu senhor

Altíssimo e onipotente bom senhor,
Suas são os louvores,
A Glória e a honra e toda benção.
.
A ti sozinho, Altíssimo, te concordam
E nenhum homem é digno de te nomear.
.
Louvado sejas, meu senhor,
Em todas as tuas criaturas,
Em especial no Senhor irmão sol,
Por quem nos dás o dia e nos iluminas.
.
E é belo e radiante com grande esplendor,
De você, Altíssimo, leva significado.
.
Louvado sejas, meu senhor,
Pela Irmã Luna e pelas estrelas,
No céu as formaste claras e preciosas e belas.
.
Louvado sejas, meu senhor, pelo irmão vento
E pelo ar e pela nuvem e o céu sereno e todo tempo,
Por todos eles às tuas criaturas dás sustento.
.
Louvado sejas, meu senhor, pelo irmão fogo,
Pelo qual você iluminas a noite,
E é belo e alegre e vigoroso e forte.
.
Louvado sejas, meu senhor,
Pela irmã a nossa mãe terra,
A qual nos sustenta e governa
E produz diversos frutos com coloridas flores e ervas.
.
Louvado sejas, meu senhor,
Por aqueles que perdoam pelo teu amor,
E sofrem doença e tribulação;
Bem-aventurados os que as sofram em paz,
Porque de você, Altíssimo, coroados serão.
Louvado sejas, meu senhor,
Pela nossa irmã morte corporal,
Da qual nenhum homem vivo pode fugir.
.
Ai de aqueles que morram
Em pecado mortal.
.
Bem-aventurados aos que encontrará
Na Tua Santíssima vontade
Porque a morte segunda não lhes fará mal.
.
Louvem e abençoem o meu senhor
E deem graças e serve com grande humildade.


Nenhum comentário: