"SENHOR, FAZEI-ME INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ".

Sua maior intenção, seu desejo principal e plano supremo era observar o Evangelho em tudo e por tudo,imitando com perfeição, atenção, esforço, dedicação e fervor os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo no seguimento de sua doutrina". (Vida de S. Francisco - 1Cel 84)

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você está fazendo o impossível.São Francisco de Assis"

sábado, 2 de abril de 2011

SONHO:Quem é São Francisco de Assis na nossa vida?

Clique na imagem para ampliar.
                                        

Há algum tempo  tive um sonho com São Francisco de Assis, era um homem que personificava a humildade, e por isso falou fundo no meu coração quando deu-me um conselho que só alguém com muito amor poderia dar:

-“Você precisa rezar mais! Perguntei-lhe: Quem é você? E ele respondeu: São Francisco de Assis”. 

Nos dias seguintes passei a pesquisar sobre São Francisco e assim conhecendo um dos maiores homens que já passou por esse mundo, o seu modo de amar Jesus Cristo e compreender realmente quem somos: filhos e filhas de Deus.

São Francisco conhecia a intimo dos animais, de todas as criaturas e a importância dos quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo (Cântico do irmão Sol), soube que todos faziam parte da criação, ele nos ensinou a respeitar tudo isso porque sabia que a vida se origina neles, através deles e junto com eles.

O homem sozinho dentro do mundo nada somos...
Hoje estamos presenciando muitos fenômenos climáticos, a maioria deles provocados pelo homem, não estamos respeitando a nossa irmã natureza, nosso meio ambiente e a mãe Terra. 

São Francisco tinha respeito e admiração por tudo que havia na natureza, porque a sua estreita ligação com Deus o fez enxergar que tudo que Deus criou no planeta foi criado para que a vida fosse possível. Nada foi criado sem um objetivo.

 Portanto como São Francisco dizia: todos somos irmãos, porque todos são necessários para que haja a vida na Terra: desde um vermezinho ao maior dos animais. 

Além da sua vital relação com a natureza influenciando de forma quase utópica a sua proteção, onde leva o homem de hoje a questionar a si mesmo dentro do mundo. Suas qualidades humanas agregada a sua santidade o transformou de suma importância na evangelização dos povos, pois é um santo admirado pelo mundo todo e por vária religiões. 

Amava a Eucaristia com tanta devoção que contagiava os que o viam aproximar-se da Mesa Eucarística, como discípulo de Cristo sabia que naquele momento ia ao Seu encontro.
  
Amava como Jesus amou:

Pobres, doentes, desesperados e excluídos. Os leprosos que eram na época excluídos por toda a sociedade como seres abomináveis, repulsivos e perigosos eram acolhidos por ele como irmãos, assim cuidava das suas feridas e os alimentava. Santa Clara que também havia compreendido esse chamado de Deus o ajudava nessa missão indesejada pela maioria das pessoas.  
   
"Portanto sempre agradeci a Deus por ter enviado São Francisco num sonho a mim, porque através dele conheci e estou descobrindo a maravilha da Fé em Deus, o significado do amor pela Sua criação, um amor que representa a nossa própria VIDA. 

A minha devoção e admiração por São Francisco é o reconhecimento da minha pequenez como ser humano incompleto, uma comparação da minha fraqueza humana que não consegue superar a mim próprio diante dos pecados do mundo... Pois isso São Francisco conseguiu"
Senhor! Fazei-me instrumento da Sua paz.

 Rivaldo R.Ribeiro - José Bonifácio-SP 


2 comentários:

Aracelli disse...

querido irmão,

muito, muito, muito obrigada pelo seu relato.

se bem entendi, seu post é de 2011, mas ainda hoje muito alimentou minha alma.

que este grande e amado ser, São Francisco, continue a guiar nossos caminhos, nos mostrando na sua delicadeza as belezas do Criador.

um abraço, com carinho e gratidão.

Aracelli

Sandra disse...

ESTA NOITE EU SONHEI QUE UMA PALESTRANTE MEDICA DIZIA QUE HJ ERA DIA DE SAO FRANCISCO DE ASSIS. ASSIM COMO VC, VIM PRA INTERNET PRA SABER MAIS SOBRE ELE. NO SONHO EU ESTAVA RODEADA DE FLORES DO CAMPO.