"Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz"
São Francisco de Assis

domingo, 11 de janeiro de 2026

Papa Leão XIV proclama o Ano Jubilar Franciscano para o 800° ano da morte de São Francisco de Assis


Papa Leão XIV proclama o Ano Jubilar Franciscano para o 800° ano da morte de São Francisco de Assis e concede Indulgência Plenária.

Anunciamos com alegria a promulgação do Decreto que institui um Ano Jubilar especial em comemoração ao oitavo centenário da morte de São Francisco de Assis. 
Sua Santidade o Papa Leão XIV estabeleceu que este Ano de São Francisco será celebrado de 10 de janeiro de 2026 a 10 de janeiro de 2027, durante o qual todos os fiéis cristãos são convidados a seguir o exemplo do Santo de Assis, tornando-se modelos de santidade de vida e incansáveis ​​testemunhas da paz. A Penitenciaria Apostólica concede indulgência plenária, nas condições habituais, a todos os que participarem devotamente deste Jubileu extraordinário, que representa uma continuação ideal do Jubileu Ordinário de 2025.

Este Ano Jubilar é especialmente dirigido aos membros das Famílias Franciscanas da Primeira, Segunda e Terceira Ordens, Regulares e Seculares, bem como aos Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica e Associações que observam a Regra de São Francisco ou se inspiram em sua espiritualidade. A graça deste ano especial, porém, estende-se também a todos os fiéis, sem distinção, que, com espírito desapegado do pecado, visitarem em peregrinação qualquer igreja conventual franciscana ou lugar de culto dedicado a São Francisco, em qualquer lugar do mundo. Os idosos, os enfermos e aqueles que, por motivos graves, não podem deixar suas casas, também poderão obter indulgência plenária, unindo-se espiritualmente às celebrações jubilares e oferecendo a Deus suas orações, dores e sofrimentos.

Nesta época de celebração, que coroa oito séculos de memória franciscana, convidamos cordialmente todos os fiéis a participarem ativamente deste Jubileu excepcional. Que o exemplo luminoso de São Francisco, que soube tornar-se pobre e humilde para ser um verdadeiro alter Christus na terra, inspire nossos corações a viver em autêntica caridade cristã para com os outros e com sinceros desejos de harmonia e paz entre os povos. Seguindo os passos do Pobrezinho de Assis, transformemos a esperança que nos fez peregrinos durante o Ano Santo no fervor e zelo da caridade ativa.

Via: Frei Francisco



Nenhum comentário: