"Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz"
São Francisco de Assis

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

ANJOS DA GUARDA(São Miguel,São Gabriel,São Rafael) 29 DE SETEMBRO


SÃO MIGUEL
São Miguel, glorioso príncipe do céu, protetor das almas, eu vos invoco para que me livreis de toda adversidade e de todo pecado, e me façais útil para o serviço de Deus, conseguindo-me dEle a graça da perseverança final.
Amém

SÃO GABRIEL
São Gabriel, glorioso arcanjo, fortaleza de Deus, eu vos invoco para que me alcanceis a graça de ser preservado (a mim e a minha família) do mal, de vencer o demônio e de dominar as minhas más inclinações até o fim da minha vida.
Amém.

SÃO RAFAEL
São Rafael, glorioso arcanjo, medicina de deus, eu vos invoco para que cureis toda cegueira e a todas as enfermidades de minha alma e me ajudeis a fugir dos pecados que me causam tantos males.
Amém.

Oração a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, cobri-nos com o vosso escudo contra os embutes e as ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantaneamente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Santo Anjo
Santo Anjo do Senhor,meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine.
Amém


São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel, possui um revelador significado em hebraico: "Quem é igual a Deus", segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.

No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de Sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor, estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também.

"Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu".

São Rafael
Rafael aparece no Antigo Testamento, no livro de Tobit.

"Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).

Este arcanjo de nome "Deus Curou", restituiu à vista do piedoso Tobit, e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante.

São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus", mas é muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: "Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus" a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho, como se deu a Encarnação.

    

Os anjos são criaturas espirituais que glorificam a Deus sem cessar e servem a seus desígnios salvíficos em relação às demais criaturas. (CIC-350)

Eles são dotados de inteligência e de vontade: são criaturas pessoais e imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. (CIC-330)
.
O numero dos anjos é indefinido. Santo Tomás afirma que eles são mais numerosos do que todos os homens que existiram, existem e existirão. Estão eles divididos em nove hierarquias ou coros, segundo o oficio que eles desempenham no céu.

1- Serafins: cuja ocupação no céu é a de amar incessantemente a Deus.
2- Querubins: contemplam incansavelmente a face de Deus.
3- Tronos: gozam constantemente da presença de Deus, que é Bem infinito.
4- Dominações: transmitem as ordens de Deus.
5- Virtudes: são os que operam os milagres de Deus no universo.
6- Potestades: vencem a tudo que se opõe ao poder divino.
7- Principados: presidem, com Deus, no governo das nações.
8- Arcanjos: são os encarregados das grandes mensagens.
9- Anjos: são os mensageiros ordinários de Deus e os guardas dos homens nesta terra.
A hierarquia composta pelos Serafins, Querubins e Tronos é a mais “privilegiada”, os anjos que a compõem vivem ao redor do trono de Deus, contemplando sua glória e cantando seus louvores.
As Dominações, Virtudes e Potestades encontram-se entre o céu e a terra e ajudam a governar melhor o mundo e combatem as hierarquias infernais.
.
Os Principados, Arcanjos e Anjos vivem na terra, ao lado dos homens. Os Arcanjos são aqueles a quem Deus confia missões extraordinárias de fé e revelações de realidades acima da compreensão humana.
.
A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”, “chefe dos anjos”. Neste coro encontram-se São Miguel, São Rafael e São Gabriel.


Nenhum comentário: