"Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz"
São Francisco de Assis

sexta-feira, 16 de junho de 2023

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS...12 promessas do Sagrado Coração de Jesus confiadas a Santa Margarida Maria Alacoque:

 



Sol. Do SS Coração de Jesus (Lc 15,3-7)(24/06/22)

Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus; o Coração de Deus que se fez Carne para nos amar e ser amado por nós na mesma medida com que nos ama, ou seja, dando a própria vida para nos salvar desse inferno que os homens estão transformando este mundo por conta da maldade que veem praticando. 
De fato, qual a importância do coração para nós? Naturalmente ele é o órgão que nos sustenta na vida, pois todos os outros órgãos dependem do seu funcionamento, ainda que todos sejam vitais para o corpo como um todo, no entanto, naturalmente o coração é o mais sublime deles, digamos que é ele que dá vida a todos os outros órgãos. 
Com efeito, a nossa fé se sustenta das promessas de Deus que demonstra o seu cuidado conosco: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar – oráculo do Senhor Deus. Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito”. 
Pois bem, assim é o Sacratíssimo Coração de Jesus, nos ama sem medida e por isso nos dá a vida. Porém, precisamos ama-lo de igual modo, como Ele nos ensina: "Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor." (Jo 15,9-10). 
Portanto, caríssimos, ninguém jamais nos amou assim como o Senhor nos ama, todavia, como vimos Ele nos dá a capacidade de ama-lo de igual modo à medida que o obedecemos para termos a sua vida divina em nós e a darmos a todos que encontrarmos a caminho do Paraíso preparado por nosso Bom Pastor, para todas as suas ovelhas que se deixam encontrar e o seguem fielmente. 
Destarte, peçamos ao Santíssimo Coração de Jesus para termos um coração semelhante ao seu: Da-nos Senhor um coração que saiba te amar sobre todas as coisas e amar-nos uns aos outros como tu nos ama, desse modo, passaremos incólumes pelas provações desta vida como todos os santos e santas que te amaram até o fim dando por te e por todos a própria vida. 
.
"Coração Santo tu reinarás, tu nosso encanto sempre serás!" 
Paz e Bem! Frei Fernando Maria OFMConv.

Brasil Franciscano

**************

12 promessas do Sagrado Coração de Jesus confiadas a Santa Margarida Maria Alacoque:


Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Esta devoção começou por volta do ano de 1620, quando Jesus pediu a difusão da devoção ao Seu Sagrado Coração a Santa Margarida Maria Alacoque, e é recordada pela Igreja na primeira sexta-feira de cada mês, como expresso na última promessa. 
Já a solenidade do Coração de Jesus é uma festa móvel no calendário litúrgico, celebrada sempre na segunda sexta-feira após o Corpus Christi.
Portanto, em 2023, será no dia 16 de junho.

Nenhum comentário: