"Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz"
São Francisco de Assis

terça-feira, 26 de setembro de 2023

ESPELHO DA PERFEIÇÃO- Pois São Francisco tinha mais veneração pelo Natal do Senhor do que pelas outras solenidades

Como São Francisco queria persuadir o imperador a promulgar uma lei especial, para que, no Natal do Senhor, os homens alimentassem generosamente os animais e os pobres.

“Nós, que vivemos com (cf. 2Pd 1,18) São Francisco e escrevemos estas coisas, damos testemunho (cf. Jo 21,24) que muitas vezes o ouvimos dizer: "Se pudesse falar com o imperador, suplicar-lhe-ia e convencê-lo-ia a, por amor a Deus e a mim, fazer uma lei especial, decretando que nenhum homem capture ou mate as irmãs cotovias, nem lhes faça algum mal.
Da mesma forma, que todos os governantes das cidades e os senhores dos castelos e das vilas sejam obrigados a, cada ano, no dia do Natal do Senhor, impor que os homens espalhem trigo e outros grãos pelas estradas, fora das cidades e dos castelos, para que as irmãs cotovias, e também as outras aves, tenham o que comer, nesse dia tão solene; e que, por respeito ao Filho de Deus, a quem nessa noite a beatíssima Virgem Maria reclinou num presépio (cf. [c 2,7) entre o boi e o asno, quem tiver um boi ou um asno, seja obrigado, nessa noite, a provê-los abundantemente com a melhor forragem.
Do mesmo modo, neste dia, que todos os pobres devam ser saciados pelos ricos com bons alimentos.
Pois São Francisco tinha mais veneração pelo Natal do Senhor do que pelas outras solenidades e dizia: "Depois que o Senhor nasceu para nós (cf. Le 2,11), era necessário que fôssemos salvos". Por isso, queria que, nesse dia, todo cristão exultasse no Senhor e, por amor daquele que por nós se (cf. T12, 14) entregou, todos provessem com largueza não somente os pobres, mas também os animais e as aves.”
Fontes Franciscanas - Espelho da Perfeição (maior), Capítulo 114.


Nenhum comentário: